Notícias


Fique por dentro das últimas notícias

FESMPDF 17 de julho de 2020 Photography

Com a participação dos professores Ilse Maria Beuren, Rosimeire Pimentel Gonzaga, Andson Braga, Emanoel Marcos Lima, Vinicius Gomes, Ariovaldo dos Santos e Eliseu Martins, foi realizado, nesta quarta-feira (15), o debate Tópicos de Pesquisa em Contabilidade Gerencial e Financeira. O evento ao vivo, transmitido pelo canal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube, foi o terceiro da Série Encontros de Pesquisa RBC e REPeC, organizada pela Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) e Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC).

“É muito oportuno que os dois periódicos tenham se unido para realizar essas lives e discutir a qualidade da pesquisa em contabilidade no Brasil”, afirmou o presidente do CFC, Zulmir Breda, na abertura do debate, parabenizando a coordenadora do Conselho Editorial da RBC, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, e o editor da REPeC, Gerlando Lima.

A RBC (http://rbc.cfc.org.br) é editada pelo CFC desde 1971, mas foi criada em 1912, sendo a mais antiga revista técnica da área ainda em publicação. A REPeC (www.repec.org.br) surgiu em 2007, por iniciativa do CFC, mas passou, anos depois, a ter a sua edição sob a responsabilidade da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), entidade parceira do CFC em vários projetos.

Para o presidente do CFC, os dois periódicos, gratuitos e eletrônicos, oferecem importante contribuição para os profissionais em atividade no mercado contábil e para os pesquisadores da área, veiculando conhecimento de alta qualidade. “São duas revistas com propostas distintas, sendo a RBC de perfil técnico e a REPeC, acadêmico, mas ambas têm grande relevância”, destacou Zulmir Breda.

Outro ponto abordado pelo presidente foi a pontuação da live para algumas categorias do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC. Segundo ele, essa foi uma novidade, que resultou do entendimento do Conselho Federal de Contabilidade quanto à necessidade atual da utilização da tecnologia para o aperfeiçoamento profissional.

O avanço da oferta de cursos de mestrado e de doutorado em contabilidade, nas últimas décadas, no Brasil, também foi lembrado por Zulmir Breda. “Há cerca de 20 ou 30 anos, tínhamos apenas 1 curso do doutorado e 2 de mestrado; hoje temos 34 cursos de mestrado e 13 de doutorado no País”, comemorou. Para ele, isso levou a uma melhora da produção científica, mas ajudou também a formar profissionais de alto nível para o mercado.

Sobre esse aumento dos cursos stricto sensu, o presidente disse que o CFC tem uma parcela de contribuição para esse processo, uma vez que o Conselho tem mantido, há vários anos, o Programa Excelência na Contabilidade. A proposta desse projeto, de acordo com Zulmir Breda, é contribuir para a oferta de pós-graduação em locais onde não há esses cursos.

Finalizando, ele dirigiu-se a todos os professores participantes do debate e agradeceu pela contribuição dada à ciência contábil brasileira.

Link da live

Para quem não pôde assistir à live deste dia 15, o evento está gravado e disponível no YouTube. Clique em AQUI.

Próximo evento

O quarto evento da Série Encontros de Pesquisa RBC e REPeC será realizado no dia 22 de julho, às 18 horas, também com transmissão no canal do CFC no YouTube.

Como nas lives anteriores, esta também será dividida em duas partes. A primeira, irá discutir sobre o tema Para Além da Descrição: Postura Crítica e Argumentação em Trabalhos Científicos e contará com os professores Marisa Luciana Schwabe de Moraes, membro do Conselho Editorial da RBC; Iracema Neves, editora associada da REPeC e docente da UEFS; e Valdir Barzotto, da Faculdade de Educação da USP.

No segundo momento da live, o tema será Tópicos de Pesquisa em Contabilidade Pública e haverá a participação de Robson Zucolotto, editor associado da REPeC e professor da UFES; e Patrícia Varella, da USP.

Pontuação no PEPC

A live do próximo dia 22/7 também terá pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC.

Para quem participa do PEPC, a carga horária será de 2 horas e as categorias e a pontuação previstas serão as seguintes:

Auditor - 2;

Perito - 2;

PROGP - 2; e

PRORP - 2.

Para receber a pontuação, é necessário se inscrever no Sistema de Eventos do CFC.